-
Arquitetos: Bez+Kock Architekten
- Área: 9315 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ebener
-
Fabricantes: Betont, Hoba Steel, Marmi Scala, Schüco, Sika, Troldtekt, Warema, nora norament
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Integrada está localizada em Burgfeldsweide, ao sul da cidade de Rinteln (Baixa Saxônia). Uma estrutura simples e geometricamente clara, projetada para um máximo de 900 alunos complementa o conjunto no terreno da escola, em frente ao volume do ensino médio existente. Com sua geometria retangular, o novo edifício de dois andares formula um contraponto urbano à estrutura marcante da edificação existente.
Sua fachada é feita de madeira de lariço, retirada da operação florestal do próprio cliente. De frente para o pátio da escola, o edifício escolar de 112 m de comprimento possui uma área de entrada aberta ao longo de toda a sua extensão, que serve como um gesto de boas-vindas, uma área de descanso coberta, um espaço de comunicação e acesso aos ambientes individuais de aprendizagem. Esta entrada mediadora cria acesso de baixo limiar em um prédio escolar amigável e acessível.
O layout interno do novo edifício também é claro e simples: três conjuntos retangulares duplos assentados em uma base ocupada por salas da administração, que são subdivididas e iluminadas por quatro pátios internos. Projetados como pátios de jogos ou jardins internos, estes elementos permitem uma fácil orientação dentro do edifício e abordam claramente a formação dos volumes individuais.
As salas de música e arte formam o bloco central das salas especializadas no térreo, a área de oficinas, mais robusta, está orientada a oeste, e as salas destinadas ao estudo das ciências definem a parte posterior do edifício ao norte. A área administrativa está localizada próxima às paradas de ônibus e estacionamentos, sendo assim, acessível aos pais e professores por um caminho curto - mas organizado de forma bastante discreta no que diz respeito ao funcionamento da escola.
A ICS foi projetada para ser livre de barreiras, integradora e sustentável. Foi concebida como um edifício de madeira maciça desmontável, com quase todos os componentes estruturais e de construção essenciais visíveis desde o interior. Isso torna a construção em madeira um componente inicial do conceito de projeto. Uma atmosfera agradável na sala e a sensação de material são combinadas com uma produção racional, curto tempo de construção e um conceito de energia orientado para o futuro.
O novo prédio tem padrão KfW 55 e é abastecido com biogás de uma usina próxima. O fator de energia primária é fp=0,00. Com um rendimento de 176.000 kWh, o sistema fotovoltaico cobre quase completamente o consumo anual de eletricidade projetado de aprox. 200.000 kWh. Um total de aprox. 2.815 m3 de madeira e apenas aprox. 2.650 m3 de concreto foram utilizados.